Crotalaria mais fertilidade para sua terra

Como melhorar a fertilidade do solo através do plantio da crotalaria

Uma maneira simples e barata de melhorar a fertilidade do solo é através do plantio de adubos verdes ou culturas de cobertura, que adicionam matéria orgânica e nitrogênio ao solo, aumentam a atividade biológica e recuperam nutrientes lixiviados (lavados) para as camadas mais profundas.
A Crotalaria juncea L., também conhecida como "Chocalho de Cascavel", é uma planta muito recomendada como adubo verde devido às seguintes características:
Para a produção de massa vegetal, deve ser plantada na primavera, quando alcança 3 metros de altura e produz de 50 a 70 toneladas por hectare de massa verde. Adiciona até 300 kg de nitrogênio por hectare anualmente, através da fixação biológica. O seu corte pode ser feito dois meses após o plantio, sendo incorporada ao solo ou deixada como cobertura morta. Para aumentar a produção de massa vegetal, pode ser podada na época do florescimento, na metade de sua altura, o que promove grande brotação.

Para a produção de sementes, deve ser plantada no início de março.

A colheita é feita parceladamente, de junho a agosto, produzindo cerca de 1.500 kg de sementes por hectare.

Se for plantada de abril a agosto, floresce rapidamente e cresce muito pouco, produzindo pouca massa vegetal.

Não é recomendado o seu uso por muitos anos como única espécie usada em rotação com qualquer tipo de feijão, vagem ou ervilha, por se tratarem de espécies da mesma família.

O plantio da Crotalária é realizado no espaçamento de 70 cm entre linhas e 5 cm entre plantas, em sulcos de 5 cm de profundidade.

O gasto de sementes é de 25kg por hectare e pode ser plantada em linhas duplas para permitir a capina através de cultivador, adotando-se o espaçamento de 120 cm x 30cm x 5 cm.

Em culturas cuja colheita exige o revolvimento do solo, como inhame, batata-doce e cenoura, a Crotalária pode ser plantada a lanço, após a colheita, gastando-se 30 kg de sementes por hectare, economizando-se a operação de preparo do solo.

Na floração, apresenta muitas flores de amarelo intenso, o que atrai grande quantidade de abelhas e mangangás.

Não é recomendado o seu uso para a alimentação animal